Natal na Freguesia 2019– “Identidade, Memória e Tradição”

A Junta de Freguesia de Castelo Branco vai dinamizar, pelo segundo ano consecutivo, no próximo dia 20 de dezembro, entre as 17h30 e as 20 horas, no Largo de Santo António, na zona histórica da Cidade, a iniciativa Natal na Freguesia, com o “lema Identidade, Memória e Tradição”.

A atividade, como realça o presidente da Junta, Leopoldo Rodrigues, tem como finalidade “manter a atividade que se iniciou no ano passado, valorizando, desta vez, a zona histórica da cidade. A itinerância desta atividade, transferida para esta zona nobre da cidade, ocorre depois de um conjunto de reuniões promovidas pela Freguesia com moradores e dirigentes associativos da zona histórica do Castelo. É um ponto de partida para a realização de novas iniciativas, com maior regularidade, numa zona onde a cidade teve a sua origem e esperamos o envolvimento da população local”.

Será, assim, mantida viva a identidade, a memória e a tradição da Beira Baixa com a confeção das tradicionais filhós da região, que serão oferecidas a todos os fregueses que compareçam, bem como o cacau quente. Tal como no ano passado o evento será animado por alguns grupos musicais da cidade, que irão entoar cânticos e cantigas de Natal tradicionais e, também, por um grupo de teatro que irá realizar um momento de recriação alusivo à época.

Natal Tradicional no Largo de Santo António

Na conferência de imprensa que serviu para apresentar a edição de 2019 do “Natal da Freguesia” estiveram, também, presentes Alexandra Duarte e Sofia Moura, organizadoras do Natal Tradicional no Largo de Santo António e moradoras nesta zona da cidade, que  apelam a todos os albicastrenses e visitantes da cidade de Castelo Branco para que se desloquem até dia 6 de janeiro de 2020 até à antiga urbe albicastrense, ao Largo de Santo António, e que visitem o espaço encantador e as atividades que os moradores do bairro prepararam para a quadra natalícia.

Assim, no dia 14 de dezembro, entre as 10 e as 17h, também serão confecionadas as filhós típicas da Beira Baixa, acompanhadas de chá, e que serão servidas gratuitamente a todos os participantes. No mesmo dia, às 10h00, será celebrada, na Igreja de Santo António, a missa mensal. As organizadoras do Natal Tradicional destacam, também, a Árvore de Natal e o presépio, que estarão em exibição no Largo de Santo António até ao dia 6 de janeiro de 2020 e relevam o facto destas obras terem sido concebidas pelos alunos da Escola Básica do Castelo, o que valoriza o trabalho que é feito diariamente na escola e a dinâmica que imprime, diariamente, a uma zona da cidade onde vive muita população idosa. Esta atividade conta com o apoio dos moradores e de várias instituições como a Casa da Infância e Juventude (CIJE), a paróquia de São Miguel da Sé e a Escola Básica do Castelo.