Exposição "Ver com outros olhos"

A exposição Ver com outros olhos é o resultado do projeto Imagine Conceptuale, realizado pelo Movimento de Expressão Fotográfica (MEF), que se propôs trabalhar com uma população supostamente arredada dos corredores da arte. A ideia era levar a produção artística, o contacto com a arte e a aprendizagem sobre alguns movimentos estéticos relevantes, a um grupo de pessoas com maior dificuldade no acesso às imagens.

O trabalho foi desenvolvido com pessoas cegas congénitas, com cegueira adquirida e com baixa visão, ao mesmo tempo que se estabeleciam parcerias com instituições ligadas à deficiência visual.

O MEF queria facilitar o acesso destas pessoas às artes visuais e fomentar as suas formas de expressão pessoal e artística, em particular por meio da fotografia. No fundo, o objetivo maior era o da inclusão, uma vez que ao colocar um sujeito num universo que lhe está vedado, ele ganha valor nesse contexto, contribuindo também para a melhoria da qualidade e quantidade das respostas sociais, nomeadamente na área cultural.

Esta exposição é o culminar de três anos de intervenção no terreno, com base num conjunto de parcerias com várias entidades, que possibilitaram a constituição de grupos e a escolha dos períodos estéticos a abordar.

A intervenção foi feita em três fases: na primeira, os participantes foram expostos aos diversos movimentos estéticos, através da história de arte e da descrição das obras relevantes (oralmente e por tacto); na segunda, foram desafiados a descrever todas as imagens que lhes ocorreram como consequência da exposição prévia; e, por último, foi-lhes pedido que produzissem fotograficamente as imagens descritas na fase anterior.

Ao desenvolverem algumas competências individuais, os participantes provaram que é possível ultrapassar adversidades e percorrer caminhos nunca antes experimentados.

Desde há 10 anos que o MEF usa a arte, em particular a fotografia, para promover a inclusão, mas sobretudo para promover a partilha e o envolvimento em novas experiências de pessoas em contextos potencialmente inacessíveis.

A Exposição Fotográfica “Ver Com Outros Olhos”, que esteve patente durante vários meses na Fundação Calouste Gulbenkian, chega a Castelo Branco no dia 26 de outubro, contando com a parceria da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

Neste sentido, a Junta de Freguesia de Castelo Branco vem, por este meio, convidar todos os Fregueses Albicastrenses a estar presentes na sessão de inauguração desta Exposição, no dia 25 de outubro, às 18h00, na Casa da do Arco do Bispo.