Para jovens residentes em Portugal, nascidos em 2007 e 2008. O valor do cheque é de 30€.
O Programa Cheque-Livro é uma iniciativa do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto que visa incentivar a leitura entre os jovens. A medida é operacionalizada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e pelo Fundo de Fomento Cultural (FFC).
O cheque pode ser utilizado entre 2 de janeiro e 30 de junho de 2026 e destina-se a jovens residentes em Portugal, nascidos nos anos de 2007 e 2008.
Cada beneficiário tem direito a um vale no valor de 30 euros, o que representa um aumento de 50% em relação à edição anterior. O cheque é de utilização única e não exige um valor mínimo de compra.
Estão abrangidos livros não escolares editados em Portugal, ficando excluídos manuais escolares, dicionários e obras de apoio ao estudo.
O acesso ao Cheque-Livro é feito através de Cartão de Cidadão válido ou Chave Móvel Digital, estando também disponível para jovens estrangeiros residentes em Portugal.
Onde usar: Livrarias aderentes em todo o país. Podes encontrar todas as livrarias aderentes ao Programa Cheque-livro, aqui. Seleciona o teu distrito e descobre quais são as livrarias onde poderás utilizar o teu Cheque-livro.