Inauguração da Exposição Singular do Plural

Foi apresentada publicamente, na passada terça-feira, dia 8 de outubro de 2019, na Casa do Arco do Bispo, em Castelo Branco a exposição fotográfica “Singular do Plural”, promovida localmente pela EAPN Portugal em parceria com a Junta de Freguesia de Castelo Branco, que tem como objetivo influenciar positivamente a imagem social das comunidades ciganas na sociedade maioritária, contribuindo para um melhor conhecimento sobre estas e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Foi criada com o propósito de desmistificar um plural – “os ciganos” – supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo, ignorando as partes. Da exposição constam vinte retratos de vinte pessoas de etnia cigana que trabalham em vinte profissões diferentes, perfeitamente integradas na sociedade.

Na mesa da sessão de abertura, para além de Leopoldo Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco estiveram também presentes Maria José Vicente, socióloga da EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza), José Augusto Alves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e António Melo Bernardo, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Castelo, que discursaram, aprofundadamente, sobre a qualidade e a importância da temática da exposição.

Posteriormente, Maria José Vicente (EAPN Portugal), apresentou, detalhadamente, todos os retratos que fazem parte desta exposição. Realça-se, também, o facto importante de terem estado presentes nesta apresentação cerca de quinze pessoas pertencentes à comunidade cigana de Castelo Branco.

É uma iniciativa que interpela os discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face a estas comunidades, que dá a conhecer testemunhos de mulheres e de homens com vista a mostrar à sociedade em geral e, de forma particular, às comunidades ciganas, que existem outras realidades sobre as mesmas, nomeadamente no acesso à educação e ao emprego.

A exposição vai estar patente na Casa do Arco do Bispo em Castelo Branco até ao próximo dia 18 de outubro.