Assembleia de Freguesia (2ª sessão ordinária de 2019) - 24 de junho de 2019

Decorreu no passado dia 24 de junho a 2ª Sessão Ordinária de 2019 da Assembleia de Freguesia de Castelo Branco.

No Período de Antes da Ordem do Dia, os eleitos e os partidos com representação nesta Assembleia intervieram pela voz de Filipe Roque Gonçalves, Cândida Tavares, José Freixo e Carlos Marques (PSD), Manuela Carvalho (CDU), Davide Jacinto, Luís Caiola, Adélia Vicente e João Lopes Vicente (PS) e ainda Luís Barroso (BE), que fez chegar à Mesa da Assembleia de Freguesia três moções - das quais foram aprovadas duas: o voto de solidariedade para com Miguel Duarte e o voto de saudação “Fim a dar às beatas de cigarro”. Por outro lado, a proposta de campanha de adoção de animais foi rejeitada.

No Período da Ordem do Dia, no espaço a que lhe está reservado, tomou a palavra o Presidente da Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que respondeu às intervenções apresentadas pelos eleitos da Assembleia. Na sua intervenção o Presidente da Freguesia, Leopoldo Rodrigues, começou por destacar as reuniões que têm sido realizadas com as associações e moradores da Zona Histórica de Castelo Branco. O principal motivo da realização destas reuniões prende-se, sobretudo, com o levantamento das preocupações e das necessidades que os moradores apontam a tão nobre zona da nossa cidade.

No segundo ponto do Período da Ordem do Dia foram aprovadas, por unanimidade as atas da reunião ordinária nº1 (realizada a 15 de abril de 2019) e da reunião extraordinária (realizada em Lentiscais, no dia 24 de abril de 2019)

Passou-se, posteriormente à Discussão e Votação dos pontos três e quatro do Período da Ordem do dia relativos à proposta do Presidente sobre a não aceitação, para os anos 2019 e 2020, da transferências de competências para as Freguesias que estão previstas no decreto-lei 57/2019 de 30 de abril.

A votação para o ano 2019 contou com 5 abstenções (todas dos eleitos do PSD) e com 14 votos a favor (PS, CDU, CDS-PP e BE).A votação para o próximo ano, 2020, não foi muito diferente da primeira, tendo os eleitos do PSD votado contra a proposta do Presidente em vez da abstenção evidenciada na primeira votação. Os restantes eleitos das forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia votaram a favor.

Finda a sessão ordinária da Assembleia de Freguesia ainda houve tempo para o Presidente da Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, apresentar alguns pontos sobre a nova estratégia de comunicação delineada para a Freguesia, onde explicou detalhadamente a construção do novo site da Junta de Freguesia de Castelo Branco, os novos recursos que possui e os benefícios que irá trazer aos fregueses albicastrenses. Foi, também, apresentado o futuro vídeo institucional da Junta de Freguesia de Castelo Branco que servirá para reforçar o seu posicionamento junto dos seus públicos-alvo.