Apresentação da Prova BTT Resistência Freguesia de Castelo Branco

A Junta de Freguesia de Castelo Branco em parceria com o Clube BTT Retiro das Adegas vai realizar, no próximo dia 21 de setembro, entre as 17h00 e as 20h00, a prova BTT Resistência Freguesia de Castelo Branco.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, esta é “uma prova que visa promover a prática do desporto e a zona histórica da cidade de Castelo Branco e que se pretende envolvente na nossa comunidade. Foi um desafio que a Junta de Freguesia de Castelo Branco lançou ao Clube BTT Retiro das Adegas e que desde a primeira hora foi aceite com muita vontade, muito empenho e com grande profissionalismo. A Junta de Freguesia de Castelo Branco agradece ao clube BTT Retiro das Adegas por ter aceitado este desafio de forma humilde e profissional como aceitou o desafio para ser possível a realização desta prova”.

Além da promoção da prática desportiva, também se pretende dar o devido destaque à zona histórica da cidade de Castelo Branco, que a Junta de Freguesia muito preza, até pela sua localização - a sede da Junta e a Casa do Arco do Bispo fazem parte desta zona. É, por vezes, uma zona mal-amada da nossa cidade. O executivo da Junta pensa que quanto melhor se conhece a cidade e enquanto houver maior sensibilidade para os problemas da cidade e para o conhecimento da sua beleza e do seu valor patrimonial, mais empenhado estará para o defender, valorizar e para o amar. A realização desta prova vai ao encontro destes objetivos.

É esperado um grande número de inscrições, porque o Clube BTT Retiro das Adegas tem sido inexcedível na forma como tem feito a campanha de mobilização para este evento. Também se espera uma forte afluência de espectadores nas artérias da Zona Histórica onde será realizada a prova.

Jorge Rebelo, dirigente do Clube BTT Retiro das Adegas explicou que para a correta realização de uma prova desta envergadura houve a necessidade de pedir alguns licenciamentos, como foi o caso da Federação Portuguesa de Ciclismo, que validou todos os requisitos que são necessários para a correta realização da prova.

Toda a logística da prova estará instalada no castelo - onde terá o seu início e o seu fim - e o percurso escolhido é, nas palavras de Jorge Rebelo, “ um percurso equilibrado, misto - parte urbana e trilhos de terra batida - acessível a todos os participantes, que irá dar o devido dinamismo à zona histórica.

Os escalões de participação dividem-se pela idade dos participantes e os três primeiros classificados de cada escalão terão direito a um prémio. De um modo geral, nestas provas os escalões etários começam a partir dos 15 anos, mas a organização abriu uma exceção e alargou as inscrições a jovens de 13 e 14 anos. O que vai diferenciar cada escalão é, obviamente, a duração temporal da prova. Os seniores fazem três horas, outros escalões fazem duas horas e os mais novos fazem apenas 45 minutos. São indicações dadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo e que são escrupulosamente cumpridas pela organização.

Hélder Roque, também membro da direção do Clube BTT Retiro das Adegas e responsável pelo traçado da prova explicou detalhadamente por onde irão passar os participantes ao longo dos três a quatro quilómetros de um percurso com um perfil de “baixa/média dificuldade”. A prova terá início e fim no Castelo e passará pelos seguintes locais da Freguesia de Castelo Branco: Castelo/campos de ténis do Hotel Colina do Castelo/Quelha da Bela Vista/Rua da Sobreira/Rua d’Ega/Rua do Arco do Bispo/Museu Cargaleiro/Rua de Santa Maria/Rua do Mercado/Castelo/zona especial no Castelo.

A logística para a realização desta prova é complexa. Terá bastante policiamento, o que acarreta mais custos e bastantes voluntários para ser criado um bom perímetro de segurança não só para os participantes como para o público em geral para garantir a integridade física de todos.

As inscrições estão abertas até ao dia 19 de setembro e têm o custo de 7 euros, incluindo seguro, banho e lavagem da bicicleta. No final da prova todos os participantes terão direito a uma ceia que é oferecida pela organização e, posteriormente, serão entregues os prémios. O percurso pode ser feito individualmente, em dupla ou em tripla. Assim, qualquer praticante de BTT que decida participar pode fazer sozinho ou acompanhado as três horas previstas para a duração da prova.