ROIZ - I Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano

A cidade de Castelo Branco foi palco no passado fim de semana, nos dias 18 e 19 de outubro, da primeira edição do "ROIZ - Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano". Este evento trouxe a Castelo Branco poetas que escrevem em língua portuguesa e em língua castelhana, provenientes do nosso país e de cinco países hispanofalantes: Espanha, Costa Rica, Porto Rico, Perú e México.

A música esteve a cargo de artistas albicastrenses. Foram dois dias plenos de atividades diversificadas que começaram no final da tarde do dia 18 de outubro, no Jardim do Paço Episcopal, espaço idílico da nossa cidade, repleto de encantadores recantos poéticos, que deram o mote às singulares performances poéticas e musicais dos poetas e músicos convidados para a primeira edição do "ROIZ" e que terminaram na tarde de sábado, dia 19 de outubro, com a Cerimónia de entrega do Prémio Internacional de Poesia "António Salvado-Cidade de Castelo Branco", no salão do Museu Francisco Tavares Proença Júnior.

O "ROIZ" foi organizado pela Junta de Freguesia de Castelo Branco em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Castelo Branco e, também, teve o valoroso contributo de Alfredo Pérez Alencart, Presidente do Júri do Prémio de Poesia António Salvado e do historiador Pedro Miguel Salvado.

Participaram no encontro os poetas Alfredo Pérez Alencart (Perú/Espanha), Álvaro Mata Guillé (Costa Rica), António Salvado (Portugal), Artur Coimbra (Portugal), Carlos d'Abreu (Portugal), David Cortés Cabán (Porto Rico), Gerardo  Rodríguez (México), José Pires (Portugal), Juan Carlos Martín Cobano (Espanha), Manuel Costa Alves (Portugal), Manuel Silva-Terra (Portugal), Pompeu M. Martins (Portugal), Teresa Macedo (Portugal) e Victor Oliveira Mateus (Portugal).

Os apontamentos musicais estiveram a cargo da Orquestra Viola Beiroa, Francisco Martins (acordeão),Miguel Ramalho (Flauta Transversal), Filipa Castilho (Violoncelo), na tarde de 18 de outubro e, no dia 19 de outubro, do Grupo de Cavaquinhos da USALBI e do quinteto formado por Ana Paula Gonçalves, Custódio Castelo, José Raimundo, Miguel Carvalhinho e Pedro Ladeira. As artes cénicas também marcaram presença no evento com a declamação de poesia quinhentista, na zona histórica de Castelo Branco, pelo "Váatão - Teatro de Castelo Branco".

A união de esforços de todas as partes envolvidas na organização e produção do "ROIZ" proporcionou a Castelo Branco, aos albicastrenses presentes e aos poetas e músicos convidados uma jornada cultural grandiosa e inesquecível. É desejo do Executivo da Junta de Freguesia de Castelo Branco continuar a promover a poesia, mediante a realização periódica de eventos dedicados exclusivamente a este género literário de fina arte,  a cidade de Castelo Branco pode ocupar um lugar de destaque na divulgação poética a nível nacional e internacional.